Extraído do Chic.ig
Conhecemos por dentro a fábrica da Carmen Steffens, do processo de produção do couro ao design dos sapatos e bolsas
A convite da Carmen Steffens, visitamos na quarta-feira (18.07) a
fábrica da marca de acessórios em Franca, no interior de São Paulo. Em
passeio guiado, foi apresentado todo o processo de criação das peças,
desde o tratamento do couro (produzido em curtume próprio) até a
finalização dos produtos, como bolsas e sapatos. Criada em 1993 pelo
presidente Mario Spaniol, a Carmen Steffens soma, ao todo, sete fábricas
na região.
A principal fábrica conta com 2.200 funcionários e um sistema de
produção enorme. O trecho mais interessante é a área em que se encontra o
curtume, que recebe o couro recém-tirado (que passa por um longo
processo de tratamento químico), a secagem, a coloração e, por fim, a
texturização com diferentes padrogens, que podem imitar couro de cobra
ou de crocodilo. Isso faz com que a produção seja em grande escala e,
com isso, somente uma parte seja utilizada pela marca e o restante
comercializado. “25% do couro produzido na fábrica é usado para os
produtos Carmen Steffens, o restante é vendido para empresas de todo o
país”, explica o gerente de expansão, Fábio Vinícius Tornich.
À frente da criação está Monalisa Spaniol, mulher de Mario, que é a responsável pelas coleções. “Minhas pesquisas consistem nas viagens que faço e o foco da criação é a brasilidade. Desde o início da Carmen Steffens o meu gosto pessoal foi uma inspiração, então as peças são bem coloridas, são a minha cara”, conta Monalisa. Com 80 linhas e a produção de três milhões de peças ao ano, o presidente da marca não arrisca definir o perfil da consumidora Carmen Steffens: “Antes éramos uma marca de noite, festa e balada. De três anos para cá, decidimos pensar no estado de espírito das mulheres para estar presente em todos os momentos do dia que ela vai viver”.
À frente da criação está Monalisa Spaniol, mulher de Mario, que é a responsável pelas coleções. “Minhas pesquisas consistem nas viagens que faço e o foco da criação é a brasilidade. Desde o início da Carmen Steffens o meu gosto pessoal foi uma inspiração, então as peças são bem coloridas, são a minha cara”, conta Monalisa. Com 80 linhas e a produção de três milhões de peças ao ano, o presidente da marca não arrisca definir o perfil da consumidora Carmen Steffens: “Antes éramos uma marca de noite, festa e balada. De três anos para cá, decidimos pensar no estado de espírito das mulheres para estar presente em todos os momentos do dia que ela vai viver”.
Um ponto importante que a marca atenta é a maneira como a forma dos
calçados são definidas, pensando no conforto. “Levamos cinco anos para
desenvolver o calço que temos hoje, ajustamos até chegar a um formato
que não muda. Hoje, 70% das mulheres calçam perfeitamente esta forma, e
com o restante é realizada a medição do pé para nossa pesquisa e para
atender às exceções”, explica Mario. Segundo ele, os sapatos das
grandes marcas norte-americanas e europeias seguem uma modelagem que
“engessa o pé da mulher”, e que a prioridade é prezar pelo conforto
trabalhando com a forma meio ponto, ou seja, que aumenta meio número na
forma dos calçados.
O presidente da marca falou também sobre a presença no exterior e as
dificuldades de se estabelecer fora do país. “Faz dez anos que estamos
fora do Brasil, mas há apenas cinco que as coisas começaram a andar. O
início é sempre difícil, você não tem credibilidade e é preciso se
adaptar ao mercado”, ressalta. Hoje a marca conta com 17 lojas pelo
mundo, inclusive quatro em Paris, e os planos são de aumentar este
número para 40 em apenas cinco anos.
Por fim, a novidade ficou por conta da linha de estofados que a empresa pretende lançar em 2013. “A Carmen Steffens Casa vai contar com sofás e outros objetos de decoração em couro, tudo comprado somente pela internet”, revela Mario.
Agora é só dar uma olhada na galeria e conferir as principais etapas de produção registradas em nossa visita.
Por fim, a novidade ficou por conta da linha de estofados que a empresa pretende lançar em 2013. “A Carmen Steffens Casa vai contar com sofás e outros objetos de decoração em couro, tudo comprado somente pela internet”, revela Mario.
Agora é só dar uma olhada na galeria e conferir as principais etapas de produção registradas em nossa visita.
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